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Sáb, Ago
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Na próxima terça-feira, (17), 80 jovens vão receber seus certificados de conclusão dos cursos de “Nivelamento e de Armador de Estruturas”, promovidos em Adrianópolis, município do Vale da Ribeira, pela Supremo Cimentos, em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná, Senai e a Prefeitura Municipal. Este é o primeiro módulo de um programa criado com o objetivo de capacitar profissionais da própria cidade para atuar na construção da unidade da empresa e na sua manutenção, quando ela entrar em operação, a partir de 2014.

De acordo com Giovani Waldemar Voigt, Gerente Administrativo Financeiro da Supremo Cimentos e responsável pela estrutura administrativa do projeto, essa ação é uma forma de fomentar o emprego e a renda local e ao mesmo tempo, “demonstra o comprometimento da nossa empresa com a população de Adrianópolis, promovendo o desenvolvimento econômico do município, considerado um dos mais carentes do Paraná”.

Os novos profissionais ainda devem cursar outros dois módulos antes de estarem completamente aptos a exercer seus ofícios, mas já poderão praticar suas habilidades e despertar o sentimento de cidadania ao participarem da construção do Centro de Referencia de Assistência Social da cidade. “Essa é uma forma de se preparar trabalhadores para o mercado e não somente para utilização na própria empresa”, diz Voigt, acrescentando que a Supremo já mantém essa política de capacitação de colaboradores e em seu planejamento financeiro, prevê investir R$ 2,8 milhões na formação de mão de obra especializada. Além desses treinamentos, ainda estão previstos programas para formação profissional destinados a montagens elétricas e mecânicas, com a preparação da mão de obra necessária para a operação e manutenção da fábrica de Adrianópolis, uma subsidiária da cimenteira de Pomerode, em Santa Catarina.

Durante a entrega dos certificados, na próxima terça, devem estar presentes o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo; Alessandro Eichstaedt, presidente da Supremo Cimentos; Antonio José Balastreiro (do Grupo Semapa, de Portugal, sócio no empreendimento); o diretor Regional do Senai/PR, Marco Antonio Secco, além do Prefeito de Adrianópolis, João Manoel Pampanini e outras autoridades.

Nos dias 17 a 19 de novembro foi possível atender uma demanda das lojas da cidade com relação a capacitação para as pessoas que trabalham com o atendimento ao cliente. Essa foi uma das necessidades apontada pelos empresários que o SEBRAE atendeu ao programar o curso “Atendimento ao Cliente – Obtendo Resultados Através da Satisfação do Cliente”. Nessa programação tem sido um ponto alto a interação dos participantes durante os exercícios e o bom aproveitamento.

Na mesma semana foi programada a segunda rodada de consultorias em vitrina. As lojas atendidas pela consultoria já estão com um novo visual. Segundo depoimentos dos empresários da cidade, os clientes estão elogiando tanto o atendimento e motivação dos funcionários, como do visual das lojas. O resultado desse trabalho está resultando em melhoria nas vendas, conforme relatado pelos empresários.

Confira o vídeo do Sebrae com depoimentos de vários comerciantes de Adrianópolis onde teve atuaç/ão do Sebrae:

No dia 24 de agosto de 2010, foi realizada pelo SEBRAE, em Adrianópolis, uma palestra com o seguinte tema: "Diferencial no atendimento ao cliente", que tinha como objetivo instruir chefes e funcionários de pontos comerciais sobre como atender seus clientes corretamente, e de uma maneira diferenciada. Também foram analisados aspectos importantes do bom atendimento; os resultados no aumento das vendas nas empresas e a atração e fidelização dos clientes.

A palestra foi apresentada por Sandra Hauagge, teve aproximadamente 1 hora de duração, e contou com a presença de mais de cinquenta pessoas do município.

Segundo Ângela Kafrouni, interlocutora local do Sebrae em Adrianópolis, a palestra foi importante porque um dia após o evento ser realizado, os funcionários já se mostraram determinados em aplicar as dicas repassadas, em seus locais de trabalho.

O curso foi bem recebido pelos participantes e até hoje, ouve-se muitos comentários agradáveis a respeito do evento.

Próxima palestra

O Sebrae já prepara novas palestras/cursos para ajudar ainda mais o comércio e empreendedores locais. A próxima palestra será dia 14 de setembro, ela é voltada para melhorias de vitrines e como expôr a sua marca de maneira a aumentar as vendas. você que tem comércio e gostaria de participar da palestra, aos comandos de Lucia Helena Toazza, pode fazer sua inscrição no fone: 3678-1295, a palestra será realizada na sala da APMI em Adrianópolis, totalmente gratuito! Mas corra, pois as vagas são limitadas!

Hoje foi dado uma consultoria a pequenos empresários de Adrianópolis pelo programa  “Quero ser empresário” do Sebrae.


Foram 6 horas de capacitação, no dia 20 de maio, das 9h as 11h e das 13 as 16h na sala do ITDE (em cima da Câmara Municipal).

Quem foi convidado a participar desse programa?


Todos os que estão tomando a decisão de abrir uma empresa.

Por que participar?


Porque você quer cuidar bem da empresa que está abrindo e para isso é importante se preparar. É momento para pensar: como vai divulgar seu negócio, atrair novos clientes, como vai obter as informações que precisa, organizar seu modo de trabalhar/ produzir para atender bem os seus clientes, fazer um preço que dê lucro a você e que atenda o cliente, controlar o seu caixa, etc. Enfim, você terá uma assessoria para planejar o seu negócio.

Programa:


O programa “QUERO SER EMPRESÁRIO” foi criado para atender aos candidatos a empresários no âmbito do Projeto Sebrae Itinerante, visando proporcionar assessoria e orientação para uma importante tomada de decisão. Contempla análise do perfil pessoal e empresarial, conhecimento das informações e meios para avaliar a viabilidade de negócios, assim como a consultoria de viabilidade.

Objetivo:


Dimensão do Saber Conhecer: Obter informações, técnicas e procedimentos para planejar seu negócio. Dimensão do Ser/Conviver: Refletir sobre as características indispensáveis aos empreendedores. Dimensão do Saber Fazer Aplicação: Coletar informações no mercado para aplicar no planejamento do futuro negócio. Realizar análise da viabilidade do negócio. Elaborar o plano de negócios. Tomar decisões sobre o futuro negócio.

Consultora: Carmem Ravedutti