24
Ter, Out
1 Novas matérias

Apple lança funcionalidade que promete melhorar o sono dos usuários de iPhone

Tecnologia e ciências
Tipografia

Apple anunciou em seu Keynote, do dia 21 de março, novo iPhone SE, novo iPad Pro de 9,7” e novas pulseiras para o seu relógio inteligente Apple Watch, trouxe também atualizações importantes para seus softwares: Mac OS X, WatchOS, tvOS e iOS, sistema esse último que roda em todos os iPhones, iPads e iPods e nesse novo sistema encontra-se uma nova funcionalidade que, segundo a Apple e cientistas do mundo inteiro, prometem cuidar melhor do sono de seus usuários.

Pesquisas apontam que o excesso de luz frias, aquelas mais azuladas, como as das luzes florescentes que usamos em nossas casas, que ao contrario das antigas incandescentes - mais quentes -, atrapalham nosso processo de entrada em sono profundo e diminui nosso estado de alerta ao acordar e derruba nossa qualidade de vida devido a noite mal dormida. Como nossos olhos e nosso cérebro são afetados diretamente por luzes, cientistas do mundo inteiro pesquisaram o quanto as luzes de dispositivos móveis, que usamos o tempo inteiro, incluindo quando nos deitamos, estavam interferindo em nossa qualidade de vida.

Muito se falava em não levar o celular/tablet para a cama antes de dormir, se você quisesse ter uma boa noite de sono. Preocupado com isso a Apple, empresa sediada em Cupertino, California nos Estados Unidos, desenvolveu uma função que diminui a as luzes azuis do monitor e deixa apenas as mais quentes, laranjadas, fazendo assim que seus olhos tenham menos impacto das luzes frias e não atrapalhe tanto seu sono.

Para ativar a função, você precisa estar rodando a mais nova versão do iOS, a 9.3, em um iPhone ou iPad e deslizar a tela de baixo para cima para abrir a central de controle do seu dispositivo iOS. A função Night Shift se encontra bem no meio da do menu inferior de ícones.

Você também poderá agendar o Night Shift à iniciar e desligar automaticamente em horários programados, incluindo ao nascer e pôr-do-sol (definidos pelo seu serviço de localização e sua privacidade em serviços do sistema e fuso horário), entrando em Ajustes » Tela e Brilho » Night Shift, lá você também poderá ajustar a temperatura que mais lhe agrada, mais ou menos quente.

 

Quando você está com o Modo de Pouca de Energia ativo você não conseguirá ativar o Night Shift, porém, por um possível descuido da Apple, se você pedir a Siri que ative o Night Shift, após você já estar com o Modo de Pouca Energia ligado, para que ela "Ative o Night Shift, por favor", ela irá ativar e ambos estarão ativos.

Bom, se você tem um iPhone ou iPad, está com a ultima versão do software da Apple instalada em seu device, já está preparado para não se preocupar mais na hora de ir para cama com seu smartgadget