24
Ter, Out
1 Novas matérias

Desfile Cívico 2010 - Recordações e emoções

Eventos
Tipografia

Lembranças, emoção e satisfação de reviver grandes momentos de Paranaí á Adrianópolis no seu cinquentenário, foi o que não faltou nas apresentações das Escolas Municipais e Estaduais do município. Valeu a pena e foi com muito orgulho que aplaudimos as nossas “Belezas Naturais” que nos cercam desde que nascemos e que devem ser preservadas, somos um povo rico por viver em meio a uma faixa de Mata Atlântica tão bem preservada até os dias atuais, é nossa a responsabilidade de preservar, fiscalizar e valorizar todo Patrimônio Ecológico existente, de Fauna ou Flora. Foi esse o tema criado pelo CEMEI FANI LERNER cuja Direção e Equipe de professores merecem nossos parabéns, pela belíssima apresentação de abertura que encantou e emocionou a todos.

 

Nota especial á Banda de Apiaí, seus regentes e músicos que abrilhantaram o evento dos 50 anos de Adrianópolis! Estamos de portas abertas pra vocês! Recebam nossos cumprimentos, admiração e carinho! Parabéns !

A seguir, tivemos a apresentação da “Fanfarra Fênix” de Capão Bonito que abrilhantou com imponência o evento, com maravilhosas coreografias. Nossos agradecimentos e admiração a tão importante participação! Ficamos honrados e encantados com a presença de cada participante da banda e seu maestro em nossas festividades de aniversário da cidade, aos quais estendemos nossa admiração pela gigantesca apresentação.

Na sequencia ainda assistimos passar de forma esplendorosa, a Escola Municipal “Tereza Bacil  De Sousa de Lima” que tão bem representou o início da ocupação de Nossa Terra, dando ênfase ao “Distrito de PARANAÍ “, quando da chegada dos primeiros moradores que aqui fixaram morada  e lavraram esta  Terra, tendo inclusive grandes destaques na agricultura, pelo fato de nossas terras serem férteis e produtivas. Encerrando o tema, com chave de ouro com o carro alegórico do mapa do município que demonstrou a formação e ocupação deste território que foi crescendo com o trabalho de um povo e que se observa,  principalmente na fisionomia de cada habitante, seja nas Áreas Rural ou Urbana, os  desbravadores que aqui foram chegando e constituindo famílias  de diversas  raças e credos e hoje temos a nossa Adrianópolis que é essa mistura de europeus em sua origem, italianos, quilombolas, índios pegos á laço e tudo isso está retratado na  formação sociocultural de nosso povo. Parabenizamos também a direção e professores da “E.M. T. B. S. L” que se empenharam na caracterização de época! E alcançaram o objetivo proposto.

Não nos cansávamos de ver passando na avenida, a “História Viva de Adrianópolis” muito bem caracterizada por nossas crianças que traziam alegria e felicidade em seus semblantes, por estarem fazendo parte de um desfile que certamente ficará na memória de cada um e vamos mais além, o desfile foi acima de tudo didático, pois proporcionou  a oportunidade de conhecimento da formação e emancipação Política e o ”Resgate Histórico do Município”. Foi com essa intenção que a Escola Municipal “Vidal Mottin” tirou o fôlego dos expectadores, quando apresentou os símbolos do Município: A Bandeira, uma Bandeira  Viva acompanhada de uma linda coreografia, o Brasão, o Hino do Município, dando destaque pra agricultura de subsistência e a mineração que caracterizou e ainda caracteriza a economia do município, encerrando com bastante humor os anfitriões da cidade que foram homenageados  em carro alegórico.

Logo em seguida tivemos a apresentação da Fanfarra “Treme Terra” que já havia se apresentado ano passado no aniversário de Adrianópolis e que vieram novamente para as festividades do desfile escolar sem perder o talento e o brilho da banda que toca com a apresentação de belas coreografias. Recebam nossos cumprimentos e agradecimentos pela inesquecível participação no evento deste cinquentenário.

A APAE também não ficou de fora quando apresentou um desfile de primeiríssima,  com o Artesanato confeccionado no município, com lindas obras de arte. Parabéns aos organizadores do Carro alegórico e muito mais, aos que produzem com dedicação, perfeição, criatividade e carinho tantas coisas maravilhosas!

Já , a Escola Municipal “João Gonçalves de Almeida do Bairro Porto Novo - Antiga Colônia - deu destaque para a evolução da agricultura no município ao longo desses 50 anos.  Parabéns á equipe da E.M.João Gonçalves de .Almeida!

 

Show também foi a apresentação da Escola Municipal de Vila Mota que  fez uma produção real do ciclo: ”OURO, PRATA e CHUMBO” – datado de 1937, quando aqui nasceu a empresa PLUMBUM , até  1995, ano  em que encerrou suas atividades  neste município. Período  das “vacas magras” para Nossa Gente e consequentemente para a situação econômica do município. E a escola conclui finalmente, com uma faixa que homenageia  a todos os que ajudaram a Construir essa história. E Foram tantas pessoas, diga-se de passagem, que com    tantas   influências que  tivemos  com a instalação da mineradora, a começar pela mudança no  nome de PARANAÍ para  ADRIANÓPOLIS  em homenagem ao dono da mineradora que se chamava ADRIANO SEABRA DA FONSECA, depois podemos citar também a  mudança do Nome do Colégio que era “Ginásio de Grau Ginasial “DR. Saddock de Sá“ que por ter como clientela  a maioria dos filhos dos mineiros /operários da empresa de minérios PLUMBUM, foi escolhido o nome da padroeira dos mineiros: ”SANTA BÁRBARA”. Certamente que esta época foi vivida por muita gente e que naquele momento um filme deve ter passado na memória de cada um que teve a oportunidade de relembrar  uma vida através daquela apresentação! Parabéns Vila! Sucesso geral!

Colégio Estadual Selbmann destacou a Padroeira do Município com uma narrativa especial da escolha da Santa feita Pela Sr.ª Joana Mottin - A Dona DALILA - Pra quem não sabia o fundamento da escolha da Padroeira do município, foi uma informação muito significativa, além da caracterização do carro alegórico que se destacou de forma exuberante para embelezar o evento! Parabéns á direção e professores pelo empenho na apresentação!

A seguir mais uma banda muito bonita e animada que nos presentearam com a sua belíssima apresentação e a quem agradecemos pela presença!

Colégios Porto Novo e Diogo Ramos enfatizaram o Folclore local e regional com belas personagens que povoam o imaginário de nossa gente. Parabéns!

Já, o COLÈGIO ESTADUAL SANTA BÁRBARA – CESB - sendo uma Instituição que acabou de completar 60 anos em 05 de abril de 2010 e que já existia antes da emancipação politico administrativa da cidade, pois já funcionava, nos 10 longos anos de ”PARANAÍ”, sendo portanto, mais velho uma década, pois foi em 1950 que através do empenho de um desbravador que incentivou a construção de escolas nesta região, que surgiu nosso Colégio. .Foi graças ao engenheiro que administrava as Colônias deste território - Dr. Benedicto  Saddock de Sá, que pudemos comemorar os 60 anos e por iniciativa da  Diretora Lúcia Santos que fez contato com familiares do Patrono de nosso Colégio através do Jornal online - “A Folha de Adrianópolis”, foi possível planejarmos uma Homenagem á família ”SADDOCK DE SÀ” em  Ato Público e também aos diretores atuais e ex-diretores do CESB. A apresentação do estandarte e Bandeira do CESB, a demonstração dos uniformes antigos até o atual, os cursos ofertados pelo CESB de 1950 até 2010, foi destaque ai os grupos culturais e desportivos do Colégio nos quais nossos alunos participaram e participam. A homenagem aos professores , funcionários e ex-funcionários do CESB.

Nossos especiais parabéns aos professores, funcionários e direções que muito se empenharam para dar conta de realizar de forma satisfatória os preparativos, de forma especial á professora Célia Santos, Lidiane Maciel, Célia Ogata, Sirlene Assis, Terezinha Dall’Agnol, Ana Sefora e também aos professores que acompanharam os blocos de alunos na hora do desfile que foram fundamentais na criatividade e desempenho para o sucesso deste evento. Aos alunos que desfilaram com tanto carinho e orgulho: Obrigada pela participação e pelo brilho com que embelezaram as atividades do CESB! Parabéns ainda ao aluno Césaris  Moraes - Criador da Bandeira do CESB – que entrou para o histórico de nossa amada escola!

O bolo dos 50 anos foi uma das atrações que mais chamou a atenção de todos, a Escola Municipal Nossa Sr.ª do Perpétuo Socorro está de parabéns pela criatividade demonstrada no evento, mérito de seus professores, direção e alunos.

No encerramento tivemos a Participação da Família Mendes e outros participantes denominados “Os Tropeiros” que já fazem parte da história e das tradições da cidade. Nossos especiais cumprimentos pela grandiosa participação do Casal Paulo Mendes e Juventina, familiares e amigos!

Finalizou o desfile com muita ousadia a empresa Margem/Supremo que homenageou a cidade pela passagem de seu aniversário e surpreendeu com uma linda mensagem que veio  enrolada na concha de uma maquinaria gigante e apresentada ao palanque das autoridades e também ao povo  presente. Nossos especiais parabéns ao Fernandelli, gerente administrativo, Lauro Olegário, assistente administrativo, Ciro Lucas, motorista e Tiago Manguer que nos apoiaram na brilhante apresentação elevando mais uma vez a credibilidade de todos e a admiração pela seriedade e intenção positiva da empresa que está apostando em nossa Terra! Nossos prabéns especiais em nome de toda a população de Adrianópolis.

 

A Folha de Adrianópolis registrou um dos melhores e mais importantes desfiles cívicos de Adrianópolis de todos os tempos, e extende os parabéns a todos os professores, diretores, funcionários e alunos.

Adrianópolis vivendo um novo momento. E que venha os próximos 50 anos! 

Matéria de Lúcia Santos;
Finalização e edição Lauro Roger McAllister;
Fotos de Lucenei Neves e Lauro Roger McAllister;
Imagens de vídeo de Lauro Roger McAllister, Lucenei Neves e Douglas Godoi.