24
Qua, Mai
1 Novas matérias

02 de Novembro: Dia de Finados.

Religião
Tipografia

© Crystal Venus | Dreamstime.comAssim como outras datas importantes para nossa vida, temos também o dia 02 de novembro que tem uma relevância tremenda para aquelaes que perderam alguém que amavam. Este dia foi criado para homenagear as pessoas falecidas.

A escolha da data deu-se em virtude do dia de todos os santos em 01 de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas que morriam entravam em estado de graça, mesmo sem serem canonizados.

O dia dos mortos é um dia de respeito, de orações. Nesse dia os cemitérios ficam superlotados, os túmulos enfeitados de flores ganham outro visual, as velas acesas, missas em memória daqueles que se foram e apesar da tristeza que paira no ar, da dor da perda, homenagens são feitas, mesmo chorando a dor da saudade.

Essa cultura segue os princípios do catolicismo, pois os Papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir essa celebração á partir do século XI.

Temos que respeitar esse sentimento, pois não é fácil para ninguém reaprender a viver sem um ente querido. É sem dúvida dolorido e triste a ausência definitiva daqueles que amamos.