27
Ter, Jun
2 Novas matérias

05 de Abril de 2010: 60 anos de CESB

História
Tipografia

A história do CESB começa oficialmente no ano de 1950.
Porém, no ano de 1963, á partir do dia 5 de abril, foi instalado em sessão solene, a Escola Normal de Grau Ginasial “Dr. Benedicto Saddock de Sá”. Criado pelo Decreto nº. – 11.128/63 de 18/03/1963 pelo Governador do Estado do Paraná – Ney Amintas de Barros Braga.

Temos a honra e orgulho de parabenizar esta instituição que tanto tem contribuído para a formação da cidadania ao longo dessas seis décadas de trabalho sério dentro da pequena cidade de Adrianópolis, o que consideramos patrimônio cultural de um povo que acredita na educação.

Para se falar em uma instituição tão importante como o Colégio Estadual Santa Bárbara (CESB), é necessário que retornemos no tempo e falemos primeiro em Dr. Benedicto Sadock de Sá! Sim, tudo que vivemos hoje são os frutos de um homem destemido, seu valor como Patrono tirou o homem da ignorância e deu-lhe a oportunidade do saber, do aprender, do descobrir, do conhecer. Mais do que rememorar sua atitude, temos que valorizar seu empreendedorismo, seus esforços pessoais para ver concretizado seus sonhos, e este é o sentimento que não pode nos faltar. Ao lutar pela concretização de uma escola aqui nessa região, o Dr. Benedicto Sadock de Sá, fez com que o homem tivesse uma razão a mais para erguer seu olhar, agora não apenas para ver a lua e as estrelas, e com este gesto fortalecer seus ideais, o homem passou a acreditar mais em si mesmo e percebeu que aquelas idéias que povoavam seu imaginário poderiam sim tornar-se realidade. Educação é dignidade! Só a educação pode transformar realidades! Só a Educação pode fazer a diferença!

Senhoras e senhores é com este legado de um gênio inventivo como Dr Sadock de Sá “o patrono do nosso Colégio ”, que hoje podemos com prazer e entusiasmo celebrar os 60 Anos de nossa Escola amada!

A tradição de educar, vinda desde 1950, de manter boa qualidade de ensino aliada à luta de professores e ex-alunos do Colégio e o prestígio político da nossa cidade foram fatores decisivos para que os diretores do Colégio Estadual Santa Bárbara prestam essa humilde homenagem áquele que teve a preocupação de lutar junto ás autoridades da época pela construção desta instituição respeitável que é o CESB. Respeito, que adquiriu com garra, conquistando ao longo de cada dia, nessas seis décadas de trabalho!

Motivos não nos faltam para celebrar esta data, o CESB está geograficamente situado no coração de nossa cidade e de nossa gente. No decorrer do tempo, vidas foram transformadas, poderia eu citar pessoas ilustres que de muitas formas trabalharam e desempenharam funções que foram de grande valia para a grandeza de nossa Escola, mas, permitam-me senhoras e senhores citar essa pessoa, de um amor espontâneo, externado ao nosso povo que é e será para sempre o "Patrono" inesquecível por sua atitude e iniciativa com esta região em tempos tão difíceis!

No CESB, aprende-se muito, no dia-a-dia as lições de caráter, cidadania, honestidade, camaradagem, lealdade, disciplina e o respeito à hierarquia forjam homens melhores, pois não cabe á escola , conduta que traga desonra à nossa instituição, independentemente dos caminhos que os jovens irão seguir aqui se ensina o melhor!
Ano após ano recebemos novamente em nossa cidade os ex-alunos do CESB que nunca deixam de estar presentes, demonstrando assim que tudo que aqui viveram marcou para sempre suas vidas e onde quer que estejam ao ouvirem o chamamento retornam agora não mais sozinhos, muitos já trazem suas esposas e filhos para que conheçam a instituição que lhes ajudou na formação de seu caráter e também conhecerem a cidade muito lembrada, presente na eterna canção do professor José Maria Martins "Adrianópolis que adoro tanto". Cidade e escola que os abrigou e recebeu com grande carinho.
Celebramos hoje 60 anos e nos preparamos para muitos outros! Que o futuro nos aponte para um crescimento maior ainda. Aos atuais diretores a grata satisfação de celebrar tão memorável data, pois há exatos 60 anos, nosso Colégio iniciava sua história que se confunde com a vida de todos nós e se realizava o sonho de um povo que acreditou na educação e que ainda continua acreditando no nosso trabalho de conduzir, não somente as honrosas celebrações desta data memorável, mas acima de tudo os novos projetos educacionais, os rumos de uma instituição de pujante grandeza.

Que Deus abençoe suas ações e de seus comandados. O futuro desta escola é gloriosa, preparamos hoje os homens de amanhã, que estes compreendam o tamanho de suas responsabilidades, é preciso amar acima de tudo, é preciso respeitar o seu povo e só se consegue tudo isso tendo uma conduta moral, sendo forte e honroso. Ao olhar para o nosso símbolo maior, o nosso Colégio Estadual que nos é permitido embargar a voz e lacrimejar os olhos mas, não em sinal de fraqueza e sim numa demonstração clara do nosso amor. A todos que por aqui passaram á trabalho, na administração, estudando, ou simplesmente convivendo, nosso abraço!
Que a alegria de hoje se multiplique a cada dia. Recebam todos: Diretores, alunos, professores e funcionários  do CESB a nossa simples homenagem, ela representa o carinho e o respeito à nossa escola .
Lúcia Santos.
Diretora do CESB /Período Noturno.