14
Qui, Dez
0 Novas matérias

Adrianópolis: Introdução Histórica.

História
Tipografia

adpjornalHistoricamente deu-se início ao município de Adrianópolis em meados de 1800 a 1820, com a vinda de alguns pioneiros, que ao chegar no vale se deparou com uma região fértil e promissora e aqui se instalaram, formando famílias e formou-se a comunidade de PARANAÌ.

Gente que chegava de Apyai, o Vale da Cana Verde, logo após sua descoberta, vieram junto consigo outras pessoas vindas de Bocaiúva do Sul, criando um povoado, fazendo daqui o lugar de sua sobrevivência, produzindo várias culturas, sendo a cana de açúcar a principal atividade por ser uma terra propicia ao cultivo da cana e mais tarde o cultivo do feijão, mamão e outras culturas.
O nome do município originou-se em homenagem ao desbravador Sr. Adriano Seabra da Fonseca, que aqui instalou a Mineradora Plumbum S.A. Formado por áreas montanhosas e isoladas do resto do país o Alto Vale do Ribeira serviu na época como refúgio para os escravos foragidos, com isso formando os redutos quilombolas.
Os pequenos núcleos populacionais que se formaram, acompanhou o eixo do rio único meio de transporte além dos antigos caminhos de tropas, até que ao passar dos tempos, realizou a construção da BR 476 que dá acesso á Curitiba, na época muito transitada pelos caminhoneiros vindos do Rio grande do Sul e Santa Catarina e estes usavam a rodovia SP 250 que liga São Miguel á Ribeira, sendo essa a estrada que corta as altas montanhas na viagem entre Apiaí e Ribeira, trazendo consigo as transformações da vinda do progresso.

 

Da Coletânea "Adrianópolis em Memória"( Por Lúcia Santos).