22
Dom, Jul
0 Novas matérias

Tumulto para eleger novo Presidente da Câmara

Política
Tipografia

Nesta terça-feira, (14) aconteceu em sessão extraordinária, a votação para a escolha do novo presidente da Câmara Municipal, que deverá tomar posse em primeiro de janeiro de 2011.

A sessão teve início ás 19h00 e foi presidida pelo atual presidente vereador, Vandir Galdino de Souza, candidato á reeleição que apresentou a chapa “União e Trabalho”, que de acordo com o juiz da Comarca de Bocaiúva do Sul , concedeu a liminar para declarar inapta e inabilitada a chapa “União e Trabalho”, motivo pelo qual não se fez cumprir o prazo estabelecido legalmente, por outro lado, a Chapa “União por Adrianópolis” foi considerada chapa única de acordo com os conformes da Lei. Nesse sentido, o presidente da câmara impôs que, se fizesse nova reunião para a votação na data de 30 de dezembro e encerrou a sessão. Atitude que não foi aceita pelos 5 vereadores que apoiavam a chapa "União por Adrianópolis" , o que gerou polêmica entre os que apoiavam a chapa destituída, que no caso eram 3 vereadores (Sideclei Souza, Rui e Vandir Souza) e os da chapa considerada elegível.

A reação dos cidadãos presentes foi de incredulidade diante da cena presenciada. Nessas alturas da sessão, houve uma indecisão do presidente Vandir Galdino de Souza em dar continuidade a sessão que ora havia encerrado e que a custa da insistência dos demais vereadores em realizar a votação na data prevista conforme era proposto que se cumprisse. Nesse caso, foi orientado que na recusa do presidente cumprir com a sua função em presidir a sessão extraordinária o vice-presidente , vereador Israel, tomaria para si essa responsabilidade, obedecendo ao regimento e garantindo o cumprimento da democracia. Porém, após um breve intervalo entre os candidatos e seus respectivos advogados, numa sala á parte os ânimos se acalmaram e ambos voltaram à plenária para dar continuidade à sessão, realizando a votação na chapa única.

A votação foi encerrada com 5 votos a favor e 3 contra, sendo um voto do vereador Ivan que não estava presente na sessão. Declarada eleita a chapa União por Adrianópolis, alguns dos vereadores fizeram seus agradecimentos, enaltecendo a democracia então restabelecida no recinto.

Em entrevista À Folha, Vandir disse que se sentiu traído por seus colegas e que vai recorrer da decisão do Juiz, enquanto Sandro Santos em um discurso emocionado, disse que sua chapa, irá trabalhar junto com o prefeito para aprovar tudo o que for bom para o município, sem intrigas políticas, sem interesse próprio, mas sim o bem comum para a população. A nova chapa deve assumir em 1º de janeiro de 2011, com Sandro Santos na presidência e Domingos Torques vice.

Assista abaixo, o vídeo de tudo o que aconteceu na sessão extraordinária , na Câmara de Vereadores de Adrianópolis.